Um provérbio muito português

24 07 2007

O Alexei pediu-me provérbios em português. Pelos vistos, além de postais coleciona provérbios de todo o mundo. Já lhe enviei:

  • “Cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso”;
  • “O saber não ocupa lugar”.

Agora gostava de lhe enviar algo que fosse português logo à primeira vista. Lembrei-me de Fernando Pessoa:

“Saudades, só portugueses
Conseguem senti-las bem,
Porque têm essa palavra
Para dizer que as têm.”

Pois. Uma quadra não é um provérbio (e eu nunca seria capaz de traduzi-la em condições). Quem me ajuda com uma sugestão do próximo provérbio a enviar-lhe?

Acções

Information

19 responses

24 07 2007
jose augusto soares

Quem não arrisca, não petisca

Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar

Devagar se vai ao longe

24 07 2007
Shridhar

Dois que eu creio serem bem brasileiros (senão na origem, ao menos na absorção social!):
– Problema sem solução, resolvido está.
– Pau que nasce torto, nunca se endireita.

24 07 2007
falc0

Tempo move montanhas.
😛
Não guardes para amanha o que podes fazer hoje.

24 07 2007
Lalage

Acho que vou escolher essa do adiar… O postal que lhe vou mandar terá a foto de… Amanhã decido.

24 07 2007
tranita

Existe um provérbio português semelhante ao teu segundo Shridar. O que nasce torto jamais se endireita.

24 07 2007
falc0

Água mole em pedra dura, tando dá até que fura.
Há mar e mar, há ir e voltar.
Estás com um olho no burro, outro no cigano.
Mais vale prevenir, que remediar.
Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto.
Quem muito fala, pouco acerta.
Dinheiro emprestaste, inimigo criaste.
Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro.
Amor com amor se paga.
Quem vai à guerra, vai e leva.
🙂

24 07 2007
anasonadora

As férias chegaram. Parto amanhã. Levo todos no coração. Os meus sonhos só foram possíveis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Lindo, este poema!
Deixo beijinhos embrulhados em abraços

25 07 2007
tranita

Sugiro que consultes o Citador.
Tens muito por onde escolher.
Have Fun…

25 07 2007
Mário Lopes

O meu preferido é:

“Estás aqui, estás ali…”

Mas tem de ser escrito com um olhar ameaçador!

25 07 2007
Lalage

Mas Trania, eu queria era que me dissessses “escreve este porque é mesmo português” sem ser eu a procurar 😉

Mário, em inglês seria aquele you are here, you are eating, certo?

28 07 2007
Noche

este post é estranho vindo de alguem que tem na prateleira um dicionari de proverbios portugueses com 46 paginas…

fica o primeiro que surgio de pois de abrir ao calhas o dicionario na pagina 234

o menino engorda para viver e o velho para morrer

as há ouros mais giros como

muito atura quem precisa

ou mais vale cai em graça do que ser engraçado

e hega porque são muitos

noche disfarçado de lalage

28 07 2007
Noche

ps – este computador enerva-me!!!!!!!!!!!!!

28 07 2007
Noche

446 pagnas!!!!!!

28 07 2007
Noche

o computador caiu ao chão para não se voltar a ligar

noche

1 09 2010
beatriz helena

gostei muito,vc deve ter muitos fãs por isso voutei em vc!!!

29 07 2007
tranita

Ena pá… Não convém cair. Ficou bem? Está a funcionar?
Dois provérbiozitos:
Não há glória sem inveja.
Nunca uma desgraça vem só

29 07 2007
Lalage

Fogo, Noche, não fazia ideia que isso existia por aí. Mas agora já enviei o postal.

Agora muito a sério: ele caiu e não voltou a dar sinais de vida? Tens a certeza de que tenho uma desculpa legítima para comprar outro? hehehhe fixe.

25 08 2009
Sachi

Quem nção espera sempre alcança

6 06 2010
flausino

vc não e rede globo mas tem 99% da minha audiÊncia

Deixe uma Resposta

