O doce não amarga

15 09 2007

Dá-me um sorriso ao domingo
Para à segunda eu lembrar
[…]”
                       Fernando Pessoa

Eu dou-vos mas é uma receita ao sábado para adoçarem o vosso fim-de-semana 🙂
[No caso do Noche pode ser uma nova ideia para alegrar os colegas do escritório: mais simples do que um bolo de chocolate e com sucesso garantido junto da imensa maioria que gosta de amêndoas]

Docinhos regionais do Algarve... huuummm... espero que gostemDocinhos regionais do Algarve… huuummm… espero que gostem

MASSAPÃO (Maria de Lurdes Modesto)

 

Ingredientes:

500 g. Amêndoas

300 g. Açúcar em pó

Água de flor de laranjeira

 

Preparação:

Pelar as amêndoas, enxugar num pano e secar ao sol.

Reduzir as amêndoas a pó no 1,2,3.

Misturar o açúcar amassando.

Adicionar pouco a pouco, amassando sempre, a água de flor de laranjeira necessária para obter uma massa homogénea, firme e resistente.

Moldar. Corar usando corantes especiais para alimentação

 

Notas:

Eu não pulverizei as amêndoas completamente porque gosto de encontrar bocadinhos.
Como não tinha flor de laranjeira usei Lúcia-lima e ficou muito bom (nham nham como diria o amigo Carlos).

Como não sou artista plástica, moldei a massa em bolinhas e em cubinhos.

Acções

Information

13 responses

15 09 2007
Victor Nogueira

Olá 🙂
Pois, em toda a minha vida de sozinhito vai para 21 anos só fiz bolos duas vezes: um pão de ló que ficou todo amassado e um bolo mármore que não ficou mal de todo. Mas isso da doçaria dá muito trabalho. Pelo que não vou experimentar a tua receita, mas estou disponível para comer uma boa talhada. É só convidares 🙂
Moça, vim aqui por si mas também pela Graça, não só a que a sinhá tem em duplicado (nome e humor), mas pela outra Graça que deixou no ao (es)correr da pena e do olhar. Entretanto descobri que na Graça há ou houve muitas vilas operárias, pelo que talvez dedique um post a isso, a não ser que o queiras fazer. Por acaso as vilas operárias não abundam no meu vasto espólio fotográfico. Mas é um tema interessante.
Ora aqui vai;

A Graça não consta da Wikipedia, pelo que podes preencher essa lacuna. Ou então escreveres um texto para o Ao Sabor do Olhar.
Mas a Graça tem dois posts meus no Ao (es)correr da pena e do olhar:
http://aoescorrerdapena.blogspot.com/2007/08/blog-post.html
e
http://aoescorrerdapena.blogspot.com/2007/08/blog-post.html
Quanto à Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal) é uma enciclopedia livre, em vários idiomas. incluino o português. em que as pessoas podem iniciar entradas ou completar outras. Claro que há regras para escrever lá e nem tudo o que lé está está certo.
Bjo
VM
Não queres concorrer com uma quadra para Ao Sabor do Olhar?
Bi-Beijo
Bjos
VM

15 09 2007
Victor Nogueira

De novo 🙂
Ainda não disseste o que significa o Kant_O (e não Kant? estar entre os blogs específicos. Que significam esses apartamentos? E aquele em que estou, é bom ou mau sinal?
Bjo
VM

15 09 2007
Lalage

Pronto, pronto, já trato da questão.
Um texto sobre a Graça também é uma boa ideia. Escrever sobre a Graça, estando longe de Lisboa, é um bom desafio.

15 09 2007
Victor Nogueira

Agora passei para os «interessantes» Ah Ah Ah
Menina o blog é Kant_O_XimPi. E como vais dazer uma reportagem fotográfica sobre as vilas operárias de Lisboa? És tu ou vais correr a net à procura de fotos. E o texto, fica comigo?
E a quadra, vem ou nºao?
Bjo
Ah! E cadê a fatia do bolo? Uma fatia que se veja, claro.
VM

16 09 2007
David

Antes de mais parabéns pelo blog. Mas gostava de saber uma coisa. o que é água de flor de laranjeira?

16 09 2007
João Paulo

obrigado pela sujestão mas antes tenho que fazer um bolo para o 5B

esta é inedita: noche disfarçado de waltz…ai se sou apanhado…

16 09 2007
Lalage

Victor, um destes dias vou andar pela Graça e pode bem ser que faça mesmo a reportagem fotográfica das Vilas. Quem sabe? Pensando bem, acho que é uma boa ideia. Está combinado! Tu fazes o texto?
Quanto à quadra… não percebo o pedido, eu não sei fazer quadras, o que escrevi no outro dia foram só disparates 😆
Fatia de bolo, não sabes o que pedes, por aqui não há sequer forno quanto mais talento para fazer bolos…

David, água de flor de laranjeira é chá da dita flor. Encontras em qualquer supermercado. Eu acho que dá um perfume enjoativo á amêndoa.

Noche, acho que tu tens uma grande lata por andares assim a usar a pele dos outros… Vê lá se eu estou por perto quando fizeres essa experiência do 5B 😉

17 09 2007
David

Obrigado 🙂

17 09 2007
Victor Nogueira

Viva
Vamos lá ver como sai esta divisão de teletrabalhando, um em fotos, outro em texto.
Não te esqueças de identificar as fotos, i.e., os locais.
Bjo
VM

17 09 2007
Victor Nogueira

Ah!
Quanto às quadras invente. É só para animar a malta.
Mas olha que eu fico preocupado com as perguntas sobre o Grande homm, pois a passo aceretado estamos a regressar, com outro verniz. No empo em que fui professor de Vida Política e de Introdução à política via-me à nora para manter a «neutralidade» qd me faziam certas perguntas.
Quanto às Vilas, o trabalho talvez saísse melhor se fizessemos a visita simultâneamente.
Abraço, para variar.

20 09 2007
Lalage

Hummm vou pensar no caso. Mas não me parece. Teletrabalho é teletrabalho. E depois, não sei bem quando é que vou poder ir a Lisboa. Mas tirarei mentes de fotos.

26 09 2007
Alena

Adorei a epígrafe de Pessoa. E deu vontade de comer os docinhos. Aqui, no Brasil, amasse-se leite ninho (da nestlé) com açúcar e amendoim picadinho ou castanhas. Modelam-se as frutinhas e pintam-nas.

30 09 2007
Lalage

Valeu Alena, vou experimentar! ambém deve ser bom e… mais económico poque as amêndoas são caríssimas (ai, mas tão deliciosas)

Deixe uma Resposta

