Eco-Natal

15 10 2007

Este post é a contribuição do meu cantinho para o Blog Action Day.

É o Natal que está a chegar

A febre consumista leva muitas pessoas a comprar só porque sente a obrigação de oferecer. Nestes momentos de verdadeira loucur. é frequente esquecermos regras básicas de respeito pelo ambiente. Estes são conselhos que dou e que procuro seguir também [mesmo que o Natal me passe um bocado ao lado] :

1. Ao comprarmos objectos sem utilidade, muitas vezes feitos de materiais altamente poluentes, estamos a estimular a sua produção.

2. Os cultos do solestício do Norte da Europa (Yule) propõem a decoração de uma árvore nesta época. É irresistível a tentação de trazê-la para dentro de casa como elemento de decoração natalícia? Então opte-se pelas que foram produzidas para esse fim ou por uma árvore artificial de longa duração.

Por último, mas não menos importante, é o cuidado com as embalagens e o papel de embrulho. É impressionante o LIXO que podemos fazer com algo tão bonito como os papéis de embrulho. Aconselho a não o usar ou, se tiver mesmo de ser, a re-utilizá-lo. Se o destino for deitar fora, é melhor usar o eco-ponto azul do que o balde do lixo.

Estes e outros conselhos podem ser encontrados no sítio da Quercus. O GEOTA também tem uma abordagem interessante das preocupações ambientais.

Anúncios

Acções

Information

3 responses

15 10 2007
palpi

Natal? Já? Que coisa mais louca. Legal essa conscientização sobre o lixo que o homem acumula cada dia mais a troco de nada.

16 10 2007
falc0

Muito bem senhora professora! Vou tentar lembrar-me dessas coisas quando chegar a altura do natal, mas a verdade é que ainda é extremamente cedo e acho que ainda ninguem se lembrou disso. 😛
Acerca da árvore, a verdade é que todos os anos vou ao pinhal feito vandalo arrancar uma árvore… eu sei que nao é muito bonito, mas é só uma e além disso, nao há muito gente a ir cortar árvores, a maior parte das pessoas nao se quer dar a tal trabalho. Mas podes estar descansada, que em principio este ano nao vou ter tal atitude, devido ao faco de me encontrar fora do pais e aqui em Espanha nao tenho arvores perto de casa. Em Portugal, basta sair de casa e passar para o outro lado da estrada e “voila”, árvores com fartura. Eu sei que é ilegal, mas pronto…coisas da vida…
Até lá, que passes bons momentos com as outras pessoas e que partilhes muito amor.
Nao é necessario vir a epoca natalicia para ter dessas atitudes de amor e carinho. Todos os dias sao bons dias para partilhar um pouco do espirito natalicio!

19 10 2007
Lalage

Convém começar a pensar nestas coisas com antecedência, Palpi.
Falc0, para que continue a haver árvores com fartura é preciso ter cuidado com as que por lá estão 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: