Acto falhado

18 06 2008

Quando eu era aluna do secundário, a minha professora de Filosofia deu como exemplo de acto falhado o conferencista que começa a palestra com um “até à próxima”. Pareceu-me um exemplo extremo, caricato, enfim académico. Até estar reunida com gente formada e ouvir o presidente da reunião dando início aos trabalhos dizendo “damos por encerrada a reunião.” Não contente, dá uma desanda a todos os presentes por causa do burburinho (e risota) que inevitavelmente se seguiu.

Advertisements

Acções

Information

3 responses

18 06 2008
djamb

Adoro psicologia e acho interessantíssima a psicologia do dia-a-dia, bem como sociologia. Quando me falas em actos falhados, lembro-me sempre de uma professora que deu um exemplo numa aula, o qual mais tarde vim a praticar de forma inconsciente: quando nos cruzamos na rua com alguém indesejado, dizemos “tchau” em vez de “olá”.
Um livro muito útil que fala disto e de muito mais é o “Psicopatologia da vida quotidiana”, de Freud. Recomendo! 🙂

20 06 2008
tsumii

Ah Ah!!

29 06 2015
Aníbal Pedra

Um exemplo de um acto falhado: um comentador político bem conhecido e antigo “esquerdista”, hoje bem alojado numa das “nossas” tvs, dizia há dias que “o Tsipras, ao convocar o referendo na Grécia, fez um recuo para a frente” !!! Está claro como água que lhe custa muito que o 1º ministro grego não ceda a chantagens, e por isso classifica aquela decisão como recuo, quando ela significa exactamente o contrário! Como o reaccionarismo leva ao ridículo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: