O cão de Einstein e os gémeos de Langevin

21 10 2008

“Um homem passeia com o seu cão. Enquanto marcha pausadamente na rua, o cão vai e vem, faz cem metros diante do dono, volta, corre cem metros para trás. A longa cauda do cão agita-se da direita para a esquerda. Quando o passeante faz um quilómetro, o cão faz cinco e a cauda faz vinte e cinco. Quando chega a noite, o cão é mais novo que o passeante e a cauda do cão mais nova que o cão…

Dois gémeos idênticos encontram-se numa base de lançamento de foguetes. Um fica no solo, o outro inicia uma longa viagem numa cápsula espacial. Atinge velocidades vizinhas da luz, chega a Sírius e volta à Terra. Os seus trinetos fazem-lhe uma grande ovação. Ele, pouco mudou. No seu relógio de bordo passaram-se três meses…

Eis duas fábulas que ilustram a influência da velocidade sobre a passagem do tempo. A que título se poderá afirmar que, se um dia a experiência dos gémeos de Langevin fosse tecnicamente realizável, se obteria o resultado aqui descrito? É que ela depende da teoria da relatividade. Ora as predições dessa teoria foram verificadas cada vez que foi possível fazer uma experiência. Estes êxitos continuados são, para nós, garantia do seu valor.”

Hubert Reeves – Um pouco mais de azul. A evolução cósmica, [Patience dans l’azur, no original] Lisboa, Ed. Gradiva, 1983, p. 160-161.

Anúncios

Acções

Information

2 responses

22 10 2008
bernard chêne

É muito gostoso vir aqui.
O meu pai já me falou da teoria da relatividade (ele estudou física em Petrodvorets, Leningrado, hoje St. Petersburg). Penso que um dia vai ser possível confirmar essa teoria.

22 10 2008
Van Dog

É bom ser cão! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: