Darwin

12 02 2009

Estou a ouvir dois biólogos evolucionistas na Antena 1 (André Levy e Teresa Avelar ). Mais do que recordar a importância de Darwin nos campos científicos, eles estão a levar-me a reflectir sobre as implicações das teorias de Darwin e evolucionista no nosso quotidiano. Por exemplo: as pessoas não compreendem porque é que os antibióticos perdem eficácia. E no entanto bastaria pensar que tal se deve a mutações, adaptações, dos micro-organismos. Tão simples que só pode ser verdade. Se as pessoas aprendessem isto de forma fundamentada (com base na teoria evolucionista) talvez não usassem os antibióticos de forma tão descuidada. Como disse um dos dois biólogos, há que repensar a forma como se ensina ciência. Hoje vou ver que ideias é que têm os meus alunos sobre estes assuntos. E já agora, os meus colegas. No meio da seca das conversas sobre os objectivos pode ser que consiga meter este assunto para ver o que sai🙂

E a ida a Lisboa já em mais uma actividade agendada: a exposição que vai estar na Gulbenkian. O único problema da minha agenda costuma ser a sua implementação prática. Veremos.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

