Etnia cigana

17 03 2009

A propósito da polémica de Barcelos, gostaria de falar um pouco sobre a minha experiência de trabalho com alunos de etnia cigana. Desde que vim trabalhar para Braga, já trabalhei com vários. De um modo geral a experiência tem sido positiva.

Os problemas surgem é com aqueles que nem chego a conhecer porque não vão à escola. É impressionante a taxa de abandono destes alunos e a impotência da escola e da CPCJ para os fazer cumprir a escolaridade obrigatória. Como sempre, o elo mais fraco é feminino. As meninas ciganas, depois de terem a primeira menstruação não podem contactar com pessoas do sexo masculino sem a supervisão dos pais. Como me disse uma mãe, “eu não quero que a minha filha fique estragada”. Com isto ela queria dizer que depois ninguém quereria casar com ela. Eu sei, é Portugal e o século é o XXI, mas todos sabemos que as mentalidades se situam no tempo da longa, muito longa duração. Não é com leis que se mudam os costumes.

Por tudo o que disse, não me choca nada que a escola se adapte e alcance o objectivo que é conseguir que os alunos pelos menos frequentem o ensino básico. Aliás, a equipa de combate ao abandono escolar de que faço parte na minha escola, propôs à Câmara de Guimarães um projecto para concentrar numa turma todas as meninas ciganas do concelho. Não é melhor do que chegarem a adultas e nem sequer saberem ler? É que essa é a realidade de muitas das senhoras com quem contacto diariamente! Trazer estes alunos para a escola não poderá ser uma forma de começar a mudar mentalidades? Falo por mim, estes alunos têm-me ensinado imenso… e eu a eles🙂


Ações

Information

2 responses

21 01 2010
Marta

Gostaria, se possível, de obter mais informações sobre a aceitação e aplicabilidade do projecto “para concentrar numa turma todas as meninas ciganas do concelho”.

30 01 2010
Lalage

Já não trabalho naquela escola por isso não sei detalhes. Seja como for, a proposta de criação de uma turma de raparigas foi integrada no projecto de candidatura a Escola TEIP… Pode parecer discriminação, mas a prazo acredito que os resultados serão mais integradores.

Deixe uma Resposta

