Barreiras

9 11 2009

“Soldados! Não lutem pela escravidão! Lutem pela liberdade! No décimo sétimo capítulo do Evangelho segundo São Mateus, vem escrito que o reino de Deus está entre os homens, não num só homem, ou num grupo de homens, mas em todos os homens! Em vós! Vós, povo, tendes o poder… O poder de criar felicidade. Vós, povo, tendes o poder de tornar a vida livre e bela, de fazer desta vida uma aventura maravilhosa. portanto, em nome da democracia, usemos desse poder, una-mo-nos. Lutemos por um mundo novo, um mundo que conceda a todos os homens a possibilidade de trabalhar, que dê futuro à juventude e segurança à velhice.”

Charles Chaplin – Discurso final de “O Grande Ditador“.

Entretanto, no Caminhos da Memória encontrei esta referência a um trabalho da BBC sobre 12 muros ainda por derrubar no mundo e que merece reflexão.


Ações

Information

2 responses

10 11 2009
Teresa

O muro de Berlim caiu e os outros? É de lamentar que não exista no mundo nem vontade, nem vergonha, nem coragem, nem amor para acabar com estas barreiras e muito provavelmente outras se irão erguer. Como dizia Gandhi-um homem simples, três vezes nomeado para prémio Nobel da Paz sem nunca o ter recebido e porquê?- “A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante”. Estas barreiras e outras atrocidades no mundo só demonstram que o ser humano cada vez mais se está a afastar do seu lado humano.

13 11 2009
Lalage

Lá está, o que não falta por aí são muros para derrubar. Coragem para não desistir de os enfrentar é que não nos pode faltar. E manter a esperança, claro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: