Um livro

10 11 2010

Alguém me disse que, aqui no cantinho, eu não falo sobre livros há demasiado tempo. O que querem? Não há tempo, não há tempo nem paz de espírito para me perder dentro de um livro… E os livros que tenho em mão não são nada de especial, apenas servem para ir para as aulas um pouco mais segura dos temas que tenho de tratar (este, este, ou até este não têm lá muito que se lhe diga, pois não?).

(Carregar na imagem para apreciar melhor as texturas: Pyotr Konchalovsky, Retrato de Vsevolod Meyerhold, 1938)

Por causa da tal conversa, resolvi recomendar-vos um livro que li há muitos, muitos, muitos anos, quando era uma jovem estudante universitária e me deixava impregnar pelas personagens dos livros que devorava. Recordo-me de acordar a casa toda aos gritos pelo Zenão, o protagonista de A Obra ao Negro, de M. Yourcenar.  Nessa altura os meus colegas preferiam ler M. Duras, por causa de um amante de olhos azuis e cabelo negro. Nãnãnã, eu gostava era da Yourcenar. Só muito mais tarde me deixei conquistar pela Duras, e só por causa de Le Marin de Gibraltar que o meu irmão me ofecereceu. Também a recomendo.

E já está. Com um post confuso mas muito cultural fica assegurado que no meu cantinho não se fala apenas de extraterrices como por exemplo ter medo de ficar na rua sem chaves, que era do que eu estava a pensar escrever hoje.

(Carregar na imagem para ver em tamanho XXL: Arthur Saron SARNOFF, 1955)

Depois disto tudo e por recordar M. Yourcenar, fiquei aqui a pensar que devia reler O tempo esse Grande Escultor.

Acções

Information

Deixe uma Resposta

