Jogos

Bem, agora que o debate sobre o uso didáctico de jogos de estratégia está lançado, talvez fosse boa ideia sistematizar a informação sobre os jogos que vão sendo sugeridos. Aqui vai:

Total War (boas recriações, pouco rigor histórico)

Europa Universalis II e III (enorme rigor histórico e com grande pormenor)

Civilization, de Sid Meyer (útil para a noção de evolução histórica no tempo longo, pouco rigor histórico)

[…]

4 responses

1 09 2007
Drekey

bom estava por aqui a passar e sinto que tenho que deixar alguma coisa aqui.

Tenho jogado ultimamente uns jogos de bastante interesse histórico. Ceaser, Pharaoh e Zeus são simulações de micro gestão urbana em que o jogador para além de ter que lidar com as necessidades de 3 das mais populares e influentes civilizações da história, também é obrigado a conhecer muito sobre essas civilizações, a sua cultura e a sua economia.

Em Zeus ficamos com noções básicas da mitologia grega, e nos restantes com noções básicas da produção de papyrus, cerveja e outras coisas que tal. Se tiverem a falar de alguma destas civilizações, estes jogos dão um input positivo aos alunos.

13 10 2007
mabildatorres

Primeiro que tudo obrigada por ter linkado a minha página. Fiquei bastante sensibilizada, acredite!
Agora o que me faz escrever: achei bastante interessante/útil esta página.
Entre muitas ocupações sou mãe de três filhos (dois adolescentes e outra a proximar-se dessa fase!) e tenho vindo a tentar desenvolver estratégias que os levem a apreciar História.
De facto nunca me lembrei de utilizar jogos para esse fim. Apenas filmes e viagens… E isto por duas razões: a primeira porque não conheço esses jogos, não sei avaliar o seu rigor histórico e receio que transmitam ideias erradas; a segunda porque tento limitar-lhes o tempo gasto em frente a ecrãs, sejam eles de PC ou de TV.
Contudo, e para felicidade de todos eles (imagino!), irei experimentar as versões de “Europa Universalis” referidos aqui.
Depois relato os resultados…

23 09 2010
Catarina Nunes

Olá Lalage,
Trabalho no Jornal i (na internet http://www.ionline.pt) e gostava de fazer um trabalho sobre a utilização de vídeojogos nas aulas – como ferramenta pedagógiga. Não tenho a certeza se em Portugal é muito usual, mas fiquei com a sensação que a “Zé”, utiliza-os com os seus alunos. Seguem os meus contactos, caso esteja interessada em conversar sobre o tema. Caso contrário, se souber de alguma escola onde o façam, agaradecia-lhe que me informasse:)

Desde já o meu agradecimento.
Cumprimentos,

Maria Catarina Nunes
Jornalista
TM: (+ 351) 96 210 97 49
catarina.nunes@ionline.pt

Tagus Park
Edifício Tecnologia I – corpo 1
2740-257 Oeiras
Portugal
Telefone: (+351) 210 211 094

Siga o i:
Twitter: itwitting
Facebook: ionline
Youtube: inotubo
Flickr: inoflickr

27 09 2010
Lalage

Olá, Catarina.
Tenho pena de não poder ajudá-la porque as minhas aulas com vídeo-jogos não resultaram porque os alunos perderam-se na competição e esqueceram os aspectos da aprendizagem. mas certamente fui eu que não tive a abordagem correcta…
Mandei o seu contacto para os meus contactos, pode ser que algum dos meus colegas possa partilhar uma experiência mais positiva 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: